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Saiba como o TalkProcess forms Agiliza o levantamento de seus processos

REALIDADE

Quantidade de processos

A quantidade de processos da empresa, que precisam ser documentados ou atualizados, quase sempre é muito grande.

Para complicar, a quantidade de profissionais de processos disponíveis para a elaboração das documentações e atualizações, costuma ser pequena e os prazos curtos.

Nesse contexto é preciso conciliar agilidade com qualidade, para corresponder às expectativas da Diretoria da empresa.

Assim, as habilidades do profissional de processos, para coletar o conhecimento de vários Colaboradores e entender tudo que lhe é repassado, são vitais para a produção rápida de documentações de qualidade (clareza, objetividade, conteúdo adequado aos objetivos do projeto).

Porém, o profissional de processos depende totalmente de eventos presenciais, para obter dos Colaboradores o conhecimento sobre os processos (levantamento).

Entrevistas, reuniões e workshops (WSs) exigem muito trabalho e consomem tempo, na preparação, execução e processamento posterior do conhecimento obtido dos Colaboradores.

DIFICULDADES

São várias as dificuldades que atrapalham a agilidade na modelagem:

Eventos presenciais (entrevistas, reuniões e Workshops) consomem muito tempo e esforço, devido ao trabalho burocrático exigido para:

  • Obter dos Gestores (chefes de departamento e gerentes de área) as liberações dos Colaboradores;
  • Comunicar os Colaboradores sobre o projeto (objetivos, atividades, papéis, ...);
  • Conciliar agendas dos Colaboradores, para marcar e realizar os WSs, reuniões e entrevistas;
  • Coletar o conhecimento em anotações, post-its, gravações, ...;
  • Revisar anotações e organizar o conhecimento após os eventos;
  • Lidar com ausências e atrasos de Colaboradores;
  • Providenciar eventos adicionais para repor os prejuízos com as ausências.
Toda a energia e atenção dedicadas pelo profissional de processos a essas atividades, além de não agregarem valor para a empresa, também exigem mais esforço e tempo dos Colaboradores e Gestores.

Isso aumenta os custos para a empresa e reduz a produtividade dos profissionais de processos.

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O tempo médio para que uma entrevista de levantamento de informações sobre um processo seja eficiente, varia entre 1:30hr a 2:30hs.

Após isso, são prejudicadas as capacidades do profissional de processos e do Colaborador.

Ou seja, a capacidade de absorção e entendimento do profissional de processos e a capacidade de fornecimento das informações pelo Colaborador.

Portanto, o levantamento de informações, por meio de entrevistas, delimita o tempo para que o conhecimento do Colaborador seja fornecido para o profissional de processos.

Um levantamento de qualidade pode exigir mais de uma entrevista com cada Colaborador participante, impactando diretamente no prazo do projeto, porque será necessário planejar a entrevista, obter autorização da chefia, conciliar agendas e realizar a entrevista.

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A delimitação do tempo gerada pelas entrevistas coloca pressão sobre os Colaboradores e o profissional de processos.

O Colaborador precisa lembrar do máximo de informação possível sobre o processo e o profissional, por sua vez, precisa ser capaz de absorver e interpretar uma grande quantidade de informação de uma só vez.

Na prática, é normal que o Colaborador não consiga lembrar de tudo e, também é normal, que o profissional de processos não consiga entender tudo com clareza.

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Quem possui o conhecimento sobre um processo são os Colaboradores com mais experiência, justamente, quem costuma ser mais ocupado e mais valioso para o departamento onde trabalha.

Diante dessa dificuldade vários profissionais de processos já tentaram facilitar o fornecimento desse conhecimento, usando formulários eletrônicos.

Os resultados não foram satisfatórios, porque o preenchimento não acontecia conforme o esperado, devido ao baixo engajamento dos Colaboradores e dificuldades de interação, entre eles e o profissional de processos.

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SOLUÇÃO 1

Menos dependência sobre
eventos presenciais

Com o TalkProcess forms o conhecimento dos Colaboradores é obtido a partir de um formulário especializado no levantamento de processos de negócio, que utiliza tecnologias inéditas no mercado.

De forma simples e intuitiva, os Colaboradores listam suas atividades nesse formulário e interagem remotamente com o profissional de processos, por meio de perguntas e respostas.

Dessa forma, acaba a dependência desse profissional, sobre os métodos presenciais de coleta do conhecimento (entrevistas, workshops e reuniões).

Ele também se vê livre de todo o trabalho burocrático ligado a preparação e organização desses eventos (comunicação, liberações, conciliação, revisões).

Com inovações simples e intuitivas, o TalkProcess forms Reduz o trabalho do profissional de processos, na coleta do conhecimento, e Facilita o trabalho dos Colaboradores, no fornecimento do conhecimento.

veja algumas dúvidas frequentes

SOLUÇÃO 02

Mais facilidade para os colaboradores

Tanto o profissional de processos como os Colaboradores são instrumentados e passam a se beneficiar com mais Flexibilidade e Facilidade para realizar suas atividades.

Com o TalkProcess forms, os colaboradores podem participar do levantamento a partir de seus locais de trabalho, sem a necessidade de se deslocar para reuniões ou workshops.

Também podem participar independentemente de sua localização ou unidade de negócio onde atuam (bloco, bairro, cidade, estado, país).

A flexibilidade também está presente nos horários, porque é possível acessar o formulário a qualquer momento.

Dessa forma, os Colaboradores podem utilizar os horários de menor volume de trabalho, em suas rotinas diárias, reduzindo o impacto na produtividade do departamento.

Esses benefícios reduzem as resistências dos Gestores, na liberação de seus melhores colaboradores, para participarem do levantamento.

SOLUÇÃO 03

Aumento da produtividade

Utilizando automatizações, o TalkProcess forms reduz o trabalho do profissional de processos e encurta os prazos para documentar e atualizar os processos da empresa.

Essas automatizações cobrem:

  • Comunicação com Colaboradores, Gestores e Patrocinadores, via e-mails, notificações e app mobile;
  • Controle dos prazos para o preenchimento dos formulários, responder às dúvidas, fases do projeto, etc;
  • Aferição de indicadores de desempenho, ligados a engajamento, entrega do conhecimento, cumprimento de prazos, etc;
  • Cobrança sobre Colaboradores e Gestores, que apresentarem baixo desempenho.
Essas automatizações apoiam o profissional de processos no gerenciamento da participação dos Colaboradores e Gestores, permitindo que ele foque sua atenção nas atividades que geram mais valor, como:

  • Entendimento do processo;
  • Interação com os Colaboradores;
  • Elaboração da documentação;
  • Administração de fatores de risco.

SOLUÇÃO 04

Divisão do trabalho

Ao flexibilizar o local, horário e forma de participação, mais Colaboradores podem se envolver com os projetos.

Com isso, divide-se o trabalho de fornecer o conhecimento, reduzindo o esforço exigido de cada Colaborador.

O apoio de mais pessoas, sem aumentar os custos, agiliza o projeto e facilita o trabalho do profissional de processos, de coletar o conhecimento e buscar entender todo o processo.

Essa dinâmica mais flexível e produtiva, melhora as condições, para que os Colaboradores participem dos projetos, eliminando a dificuldade deles com a falta de tempo.

SOLUÇÃO 05

Facilidades que geram engajamento

Essas facilidades para a participação, aumentam naturalmente o envolvimento dos Colaboradores com o levantamento do fluxo de trabalho.

Em todo grupo de colaboradores, há sempre aqueles que desejam contribuir com a melhoria dos processos. Eles podem ser minoria mas, se a empresa fornecer instrumentos para que esse engajamento natural possa ser colocado em prática, os projetos de modelagem só têm a ganhar.

São esses Colaboradores que enxergam oportunidades de melhoria, percebem que isso prejudica o seu próprio trabalho e entendem que a modelagem é um passo fundamental para que problemas nos processos sejam resolvidos. Contudo, esses colaboradores interessados esbarram na burocracia e nas dificuldades clássicas dos projetos:

  • Necessidade de serem indicados por seus chefes, para poderem participar do projeto de modelagem;
  • Necessidade de participação presencial em eventos de levantamento, que exigem a sua saída de seu posto de trabalho;
  • Resistências de seu chefe em o liberar, devido ao foco nas metas e entregas do departamento;
  • Falta de tempo do próprio colaborador, devido à sua carga de trabalho;
  • Dificuldades para conciliar sua agenda, com a dos demais participantes, para realizar os workshops.

SOLUÇÃO 06

Mais alinhamento e foco nos objetivos

Pelo lado dos Colaboradores e Gestores, com a automatização da comunicação, eles passam a ser melhor informados sobre os aspectos dos projetos (objetivos, prazos, papéis, benefícios, ...), esclarecem suas dúvidas com mais facilidade e se alinham melhor com o que será feito.

O alinhamento de toda a equipe contribui para a união de esforços, em prol dos objetivos do projeto.

Como o TalkProcess:

Use grátis!

Quer saber como o TalkProcess forms funciona na prática?

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